, de de

Rede Hemo de Goiás terá horário especial durante o feriado

Unidades da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos funcionarão em horário diferenciado para atender doadores e pacientes durante o feriado prolongado

As unidades da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, em Goiás, estarão operando em horário especial durante o feriado da Semana Santa, com o intuito de assegurar o suprimento de sangue, especialmente dos tipos A-, B-, O- e AB-. Esses esforços visam garantir o abastecimento das 223 unidades de saúde atendidas no estado.


No dia 28 de março, quinta-feira, tanto o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, quanto às unidades do interior em Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis estarão abertas das até as 18h para receber doadores. O Hemocentro de Goiânia também estará disponível para atender pacientes até às 19h.


No feriado da Sexta-feira Santa, dia 29 de março, todas as unidades permanecerão fechadas. Porém, no sábado, dia 30, o Hemocentro de Goiânia funcionará das 8h às 12h, com o objetivo de continuar recebendo doadores e atendendo pacientes.


Denyse Goulart, diretora-geral da Rede Hemo, ressalta a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta que salva vidas. Ela destaca que durante o feriado prolongado, o aumento do fluxo de veículos nas estradas contribui para um aumento no número de acidentes, o que, por sua vez, eleva a demanda por sangue e outros hemocomponentes.


Além disso, é crucial estar atento aos requisitos para a doação de sangue. É necessário estar saudável, pesar acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Quem recebeu a vacina da febre amarela deve esperar 30 dias para doar, enquanto para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Para a vacina contra o novo coronavírus, é necessário aguardar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após as demais vacinas.


Candidatos à doação com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 podem doar 10 dias após a completa recuperação. Aqueles que tiveram contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade podem doar sangue sete dias após o último contato.


A diretora-geral da Rede Hemo encoraja os cidadãos a contribuir com essa nobre causa, que pode salvar inúmeras vidas. O agendamento de doações pode ser feito através do telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.br.